terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mais uma sobre marketing...



“Você vai ao Shopping Center à procura de uma calça jeans. Após ter vencido a batalha da escolha entre as inúmeras marcas e modelos, você escolhe a sua calça. Deverá ela satisfazer a sua necessidade de se abrigar e, possivelmente, satisfazer outros tipos de necessidades criadas pela sua fantasia como, por exemplo, emprestar-lhe status em função da marca ou deixá-lo com o corpo mais bonito, etc.”
O modo de produção capitalista tem na mercadoria a forma elementar de sua riqueza. A riqueza das sociedades e das pessoas nada mais é do que acumulação de mercadorias. O que é mercadoria? “_A mercadoria é, antes de mais nada, um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz necessidades humanas, seja qual for a sua natureza, a origem delas, provenham do estômago ou da fantasia.” Nos diz Marx.
O ultimo texto que escrevi foi sobre as diversas funções do MARKETING no mundo capitalista, e entramos em assuntos polêmicos em referente às pessoas que dizem que o marketing seria uma ferramenta de manipulação do capitalismo. Podemos dizer que partes das pessoas conscientizaram sobre, e assim as empresas encontraram outro desafio.
A grande verdade é que nos dias de hoje, as marcas enfrentam um grande desafio no mercado para se sobressaírem sobre outras marcas. Aquele velho jeitinho de fazer publicidade e “empurrar” o produto no consumidor, não funciona mais. As grandes marcas buscam ter experiências com seus consumidores para se concretizarem ou se manterem vivas na mente deles.

“Pessoas não compram produtos; elas compram versões melhores de si mesmas.”
A melhor estratégia de marketing agora não é “cuspir” em seu consumidor as dezenas de características que seu produto lhe oferece, mas sim mostrá-lo os benefícios que o produto pode lhes proporcionar.

“Característica é o que seu produto faz; benefício é o que o consumidor pode fazer com seu produto”.



Em uma simples forma de anunciar/propagar seu produto você poderá ter grande sucesso ou ser um grande fracasso. Percebe-se que em apenas uma forma de linguagem podemos modificar totalmente a reação do consumidor frente ao seu produto, exemplo: os MP3 Players já estavam sendo vendidos no mercado quando uma grande noticia veio a tona, que Steve Jobs acaba de inventar o iPod, vários noticiários e indústrias de tecnologia coçaram a cabeça, pois, os MP3 players já estavam no mercado há algum tempo, e começaram a pensar o que seria de tão diferente no iPod? Após lançamento, varias pessoas apontaram e perceberam diferenças em ambos os produtos, mas o grande diferencial foi à forma em que Steve Jobs apresentou seu produto ao mundo:
“1.000 músicas no seu bolso”
Enquanto a concorrência dizia: “1GB de armazenamento em seu MP3”, a respeito sobre ambos os produtos, a Apple que foi a ultima empresa a lançar, mesmo assim saiu na frente de todas as demais empresas. Com este simples slogan, “1.000 músicas no seu bolso”,e  Steve Jobs fez que o seu produto, o iPod fizesse parte de você.
Neste pequeno, mas também fantástico exemplo percebe-se que uma marca destaca a maior característica de seu produto, que é: “1GB de armazenamento em seu MP3”, enquanto Jobs destaca o beneficio do mesmo. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença no sucesso de uma marca.
A todo instante somos bombardeados por diversas propagandas de todo tipo de produtos/serviços de diferentes marcas. Ao final do dia após todos esses bombardeios são poucos os anúncios que ficam em nossa mente, e são estes poucos que irá fazer a diferença na hora da compra de especifico produto da marca x ou da marca y. Um bom termômetro para as empresas hoje em são as redes sócias, onde elas podem “viver” o dia a dia com seus consumidores e assim poder lhes aproximar cada vez mais deles vivendo experiências novas.
Continuamos comprando muitas vezes ainda focando apenas na marca, não apenas por status, mais por causa desta nova estratégia que usam ,definindo cada vez mais seu publico alvo e também mostrando aos demais o porquê ela é lembrada. Como dito anteriormente, as grandes marcas estão nos vendendo benefícios que seus produtos/serviços podem nos proporcionar.






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